Cineastas-Personagens: O Embaralhamento de Fronteiras na Produção de Documentários
Anexos
Informações
Título
Cineastas-Personagens: O Embaralhamento de Fronteiras na Produção de Documentários
Autor(es)
Ulisses Gomes da Rocha Junior
Orientador(es)
Gustavo Souza da Silva
Data de Defesa
25/06/2020
Resumo (EN)
This thesis analyzes four Brazilian documentary films, in which filmmakers are also the characters in the narratives. They are: A Hungarian passport (Sandra Kogut, 2001), 33 (Kiko Goifman, 2002), Diary of a search (Fávia Castro, 2010) and Santiago (João Moreira Salles, 2007). Based on the methodology of film analysis proposed by Aumont and Marie (2004), we analyze the narrative aspects of the films, to test the hypothesis that filmmakers, as characters in their films, reduce professional distance in documentary productions and suffer the interference of action they are involved in. It is the characteristics such as autobiography, self-representation, staging, performance, risk of the real and filmic device, that contribute, in some way, to the shuffling of borders between the director side and the character side, represented by the same individual. We pay more attention to aspects related to memory, both individual and collective, because they permeate the productions of this film genre. The theoretical framework used for the construction of this study considered especially the reflections of Bill Nichols, Maurice Halbwachs, Pierre Nora and Jean Louis Comolli. Finally, we conclude that the filmmakers who decide to make a documentary, in which they are themselves the central characters of the story, or who have an important participation in the narrative, end up suffering some kind of emotional impact, which makes the character acquire greater strength in the narrative.
Resumo
ROCHA, Ulisses Gomes da. Cineastas-personagens: o embaralhamento de fronteiras na produção de documentários. 2020. 119 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Paulista - UNIP, São Paulo, 2020.
Esta tese analisa quatro filmes documentários brasileiros, em que os cineastas também são os personagens das narrativas. São eles: Um passaporte húngaro (Sandra Kogut, 2001), 33 (Kiko Goifman, 2002), Diário de uma busca (Flávia Castro, 2010) e Santiago (João Moreira Salles, 2007). A partir da metodologia de análise fílmica proposta por Aumont e Marie (2004), analisamos os aspectos narrativos dos filmes para testar a hipótese de que os cineastas, como personagens de seus filmes, reduzem o distanciamento profissional nas produções documentais e sofrem a interferência da ação em que estão envolvidos. São as características como autobiografia, autorrepresentação, encenação, performance, risco do real e dispositivo fílmico, que contribuem, de alguma maneira, para o embaralhamento de fronteiras entre o lado diretor e o lado personagem, representados pelo mesmo indivíduo. Dedicamos maior atenção aos aspectos relativos à memória, tanto individual quanto coletiva, porque permeiam as produções desse gênero fílmico. O referencial teórico utilizado para a construção deste estudo considerou especialmente as reflexões de Bill Nichols, Maurice Halbwachs, Pierre Nora e Jean Louis Comolli. Por fim, concluímos que os cineastas que decidem realizar um documentário, em que eles próprios são os personagens centrais da história ou têm uma participação importante na narrativa, acabam por sofrer algum tipo de impacto emocional, que faz com que o personagem adquira maior força na narrativa.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Cineastas-personagens; Memória; Documentário; Embaralhamento de fronteiras; Risco do real
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto